Criar uma Loja Virtual Grátis
Formatos em vídeo
Formatos em vídeo

Tanto nas fitas quanto nos discos os formatos são na verdade “os tamanhos” (que implicam a largura do material magnético, tamanho da caixa e na forma pela qual o sinal é gravado e lido). Cada um é para um uso diferente com características técnicas e qualidades específicas. Para cada formato de fita ou disco existe a câmara correspondente, bem como aparelhos gravadores e reprodutores de mesa usados para edição (montagem) e copiarem das imagens gravadas com estas câmaras.

 Os formatos podem genericamente ser divididos em 2 famílias: Profissionais e amadores.

Os formatos profissionais são usados para captação ou masterização de programas ou vídeos com fins comerciais e/ou para veiculação com alta qualidade em meios de comunicação de massa, já os amadores são para captação doméstica e veiculação restrita. Eventualmente alguns formatos amadores podem ser usados para fins profissionais dependendo principalmente do tipo de equipamento usado na captação das imagens.

Em ordem de qualidade de imagem:

  • Discos Profissionais: XDCAM, Blue Ray e HDVD
  • Fitas Profissionais: BETA DIGITAL, DVCPRO, BETACAM, DVCAM
  • Fitas Amadoras: MINIDV, SUPER VHS, Hi8, VHS, Hi8 Digital, Video 8
  • Discos Amadores: DVD e MiniDVD.

Apesar da qualidade apenas razoável o formato de fita VHS foi o mais difundido no mundo dos anos 80 até meados de 2005 e a cada dia vem sendo substituído pelo DVD.

Mas é importante ressaltar que formato não a única diferença entre as fitas, dentro de um mesmo formato podem existir diferentes sistemas de TV que podem tornar fitas incompatíveis entre si.